11 sinais de que seu corpo está precisando de uma detoxificação

Quando você ouve a palavra ‘desintoxicação’, uma série de idéias pode vir à sua mente. Talvez imediatamente seus pensamentos divaguem para estranhas misturas de ervas, sopas e suco verde. Talvez você já tenha tentado um programa de desintoxicação antes e tenha achado os sintomas iniciais desagradáveis. Ou talvez você tenha experiência com desintoxicação com frequência e esteja ciente dos incríveis benefícios físicos, mentais, emocionais de uma limpeza profunda. De qualquer forma, é importante dissipar os mitos comuns sobre o que é uma desintoxicação e realmente entender por que é importante dar uma pausa ao seu corpo de vez em quando.

Por que de tempos em tempos você deve fazer um protocolo Detox?

Nosso corpo está trabalhando constantemente para dissipar toxinas e matérias indesejadas de seus vários sistemas. Com o tempo, o corpo é afetado por escolhas alimentares pouco saudáveis, álcool, cafeína, drogas, estresse e toxinas ambientais que fazem parte da vida moderna. Não importa quão saudável seja sua dieta ou estilo de vida, fatores externos exigem um trabalho a mais do nosso corpo para mantê-lo saudável. Quando nossos órgãos vitais são colocados sob muita pressão e incapazes de funcionar com eficiência, é quando a doença aparece. Dedicar tempo para limpar o corpo e nutrir esses órgãos vitais ajuda muito na prevenção e também tem efeitos imediatos – mais energia, pele mais viçosa, melhor digestão, clareza mental e muito mais.

Seu corpo está pedindo uma desintoxicação? 
Aqui Estão 11 Sinais Indicadores:

1. Você se sente constantemente cansado, estressado e angustiado?

2. Você tem dores de cabeça frequentes e / ou falta de clareza mental?

3. Você costuma ter erupções e manchas na pele e/ou pele opaca e sem brilho?

4. Você frequentemente fica resfriados, com gripe ou usa medicamentos com frequência?

5. Sua digestão é problemática, desconfortável e irregular?

6. Você costuma fazer escolhas alimentares menos saudáveis ​​com muita frequência (alimentos fritos, carnes processadas, laticínios, glúten, alimentos ultraprocessados , açúcar refinado ou fast food)?

7. Você freqüentemente toma café, álcool, drogas (prescritas ou não) ou cigarros?

8. Você está exposto a toxinas ambientais comuns, como emissões de carbono, fumaça de cigarro, herbicidas, pesticidas, fragrâncias artificiais e produtos químicos domésticos?

9. Você está acima do seu peso ideal?

10. Muitas vezes você se sente emocionalmente instável, deprimido, desmotivado e sem energia e entusiasmo pela vida?

11. Você tem mau hálito ou cheira mal quando sua? 

Uma desintoxicação é sua oportunidade de dar uma pausa ao seu corpo e permitir que seus próprios processos de autolimpeza e autocura entrem em ação. Seu corpo é extremamente inteligente e um período de limpeza é a maneira perfeita de apertar o botão de reset e iniciar o caminho para uma você mais saudável, feliz e vibrante!

Aqui estão apenas alguns dos benefícios de uma desintoxicação:

  • Prevenção de doenças crônicas
  • Suporte imunológico
  • Aceleração do metabolismo
  • Melhora da qualidade de vida
  • Mais energia
  • Pele radiante e brilhante
  • Clareza mental
  • Emoções equilibradas
  • Maior autoconfiança e autonomia
  • Novos hábitos e rotinas saudáveis
  • Maior longevidade 

    O Que É Um Detox?

A maioria de nós tende a concordar que as dietas de desintoxicação são intervenções de curto prazo destinadas a eliminar toxinas do corpo, promover a saúde e ajudar na perda de peso. 

Mas, em essência, é realmente apenas criar as condições perfeitas para apoiar nosso corpo no trabalho para o qual ele já foi feito… “Desintoxicação”. 

Aqui estão algumas dicas excelentes para ajudá-lo ao fazer uma desintoxicação

Hidratação 

Importância: Eliminação de partículas tóxicas e rejuvenescimento das células. 

Dica : Beba entre 2-3 L de água por dia.  
Como fazer isso acontecer:  

  • Use os horários das refeições como um lembrete para se hidratar. Beba 500ml de água (com suco de limão se preferir) ao levantar e repita meia hora antes do almoço e do jantar. Leve uma garrafa de água com você ao longo do dia. 
  • Substitua o café das 16h por chá de ervas. 

    Exercício 

Dica : Procure movimentar seu corpo regularmente ao longo do dia. Não somente na academia. Mantenha-se ativo ao longo do dia. Caminhe mais, evite ir para lugares próximos de carro, use mais escadas, se possível vá trabalhar de bicicleta.

Coma Comida de Verdade!

Importância: Alimentos específicos auxiliam na desativação de toxinas e na remoção delas do corpo (especificamente acúmulo de metais pesados).
 
Dica : Procure incorporar o máximo possível de frutas e vegetais frescos em sua dieta.
Como fazer isso acontecer:  

  • Sucos, frutas e saladas são um lugar perfeito para começar. Incorpore alimentos ricos em clorofila, como grama de trigo e grama de cevada, bem como chás de ervas e algas.
  • Coentro e alimentos que contêm ácido cítrico e málico (uvas, laranjas, limões e outras frutas cítricas), bem como alimentos ricos em selênio (como castanhas do Brasil, cogumelos e sementes de girassol), ajudam na remoção de metais pesados. 

    Dormir

Importância: O sono auxilia no rejuvenescimento das células e no reparo tecidual.
 
Dica : Procure dormir de 7 a 8 horas por noite. 

Como fazer isso acontecer: 

  • Esteja ciente da importância da higiene do sono (evite cafeína antes de dormir, reserve 2 horas entre sua última refeição e a hora de dormir, use iluminação fraca).  
  • Faça um esforço consciente para relaxar antes de rolar para a cama. Desligue o telefone, desligue a TV, livre-se das distrações e deixe o seu espaço de dormir o mais confortável possível.

Curta a vida/Veja os amigos/Vá ao parque/praia.

Importância: respirar ar fresco em seus pulmões; receba sua dose diária de vitamina D e melhore seu humor. 
 
Dica : Exercite-se ao ar livre pelo menos 1x na semana, saia com sua família e amigos para atividades ao ar livre.

Então aí está! A desintoxicação não é tão confusa ou restritiva quanto você pode imaginar. Ao auxiliar o sistema de desintoxicação natural do seu corpo, é provável que um pequeno impulso no autocuidado seja uma experiência relaxante e agradável para você! Além disso, os benefícios de se sentir incrível depois disso fazem tudo valer a pena.

Ana Paula Martins

Nutricionista

Sou formada há mais de 15 anos em nutrição, nunca me conformei apenas com números e calorias, sempre acreditei que houvesse mais a respeito do alimento e como ele se comporta em nosso organismo, sempre achei que o indivíduo deveria ser olhado como um todo, foi então que decidi me especializar e busquei na nutrição funcional, o caminho para encontrar minhas respostas. Me especializei em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. Sempre acreditei que a busca pelo conhecimento, poderia mudar a vida dos meus pacientes. E assim até hoje, busco me atualizar sempre, pois a nutrição é uma ciência em movimento.