Dieta Cetogênica: Faça da forma correta

A dieta cetogênica é uma estratégia muito divulgada e discutida quando o assunto é perda de peso mas será que tudo que você lê e ouve por aí esta de acordo com os princípios da dieta cetogênica.

Dieta cetogênica NÃO é dieta hiperproteica.

Distribuição dos macronutrientes da dieta cetogênica:
70% gorduras
20% proteína
5 a 10% de carboidrato

Qual a finalidade da dieta cetogênica?
Formar corpos cetônicos. A ideia é estimular o corpo a produzir corpos cetônicos. O principal local de fabricação de corpos cetônicos é o hepatócito (células do fígado).
Para produzir corpos cetônicos precisamos que chegue no fígado grandes quantidades de ácidos graxos através de uma alimentação rica em gordura (coco, abacate, azeite, oleaginosas) ou a partir do tecido adiposo (da gordura corporal).

O fígado após produzir corpos cetônicos através da corrente sanguínea os envia para os tecidos (músculo, coração, neurônios….) para a produção de energia.

Mas tem um porém!!! Para que toda essa maquinaria funcione seu fígado tem que estar 100%.
Portanto!! não comece uma dieta cetogênica antes de avaliar sua função hepática.

A INSULINA bloqueia a formação de corpos cetônicos, exatamente por isso que o consumo de carboidratos é reduzido mas não é somente os carboidratos que devem ser controlados, proteína insulinotropicas devem ter consumo controlado.

Pacientes diabéticos ou resistente a insulina tem dificuldade de entrar em cetose, neste caso é necessário a oferta de corpos cetônicos para indução da produção de corpos cetônicos.

Nutrientes fundamentais na dieta cetogênica:
L-carnitina
carnitina
acido alfa lipoico
omega 3
creatina

Ana Paula Martins

Nutricionista

Sou formada há mais de 15 anos em nutrição, nunca me conformei apenas com números e calorias, sempre acreditei que houvesse mais a respeito do alimento e como ele se comporta em nosso organismo, sempre achei que o indivíduo deveria ser olhado como um todo, foi então que decidi me especializar e busquei na nutrição funcional, o caminho para encontrar minhas respostas. Me especializei em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. Sempre acreditei que a busca pelo conhecimento, poderia mudar a vida dos meus pacientes. E assim até hoje, busco me atualizar sempre, pois a nutrição é uma ciência em movimento.