Esta fazendo Dieta Cetogênica? Cuide do seu Intestino

As dietas com restrição de carboidrato como as dietas cetogênicas aumentam a termogênese, ou seja, aumentam o gasto energético diário.
Isso acontece devido ao aumento da produção de alguns hormônios. Ocorre aumento de adrenalina e noradrenalina, assim como aumento da produção de hormônios tireoidianos. Pessoas que seguem uma dieta cetogênica tendem a reduzir o apetite e a fome e os mecanismos que contribuem para isso são principalmente os HORMÔNIOS INTESTINAIS. O aumento da colecistoquinina, secretina, Pyy e GLP 1. Isso que dizer que durante a estratégia cetogênica é necessário cuidar do seu INTESTINO. Uma das características da dieta cetogênica quando feita de forma errada é levar a disbiose intestinal devido ao consumo baixo de fibras solúveis. Portanto a recomendação é cuidar da disbiose intestinal.

Ana Paula Martins

Nutricionista

Sou formada há mais de 15 anos em nutrição, nunca me conformei apenas com números e calorias, sempre acreditei que houvesse mais a respeito do alimento e como ele se comporta em nosso organismo, sempre achei que o indivíduo deveria ser olhado como um todo, foi então que decidi me especializar e busquei na nutrição funcional, o caminho para encontrar minhas respostas. Me especializei em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. Sempre acreditei que a busca pelo conhecimento, poderia mudar a vida dos meus pacientes. E assim até hoje, busco me atualizar sempre, pois a nutrição é uma ciência em movimento.