As dietas com restrição de carboidrato como as dietas cetogênicas aumentam a termogênese, ou seja, aumentam o gasto energético diário.
Isso acontece devido ao aumento da produção de alguns hormônios. Ocorre aumento de adrenalina e noradrenalina, assim como aumento da produção de hormônios tireoidianos. Pessoas que seguem uma dieta cetogênica tendem a reduzir o apetite e a fome e os mecanismos que contribuem para isso são principalmente os HORMÔNIOS INTESTINAIS. O aumento da colecistoquinina, secretina, Pyy e GLP 1. Isso que dizer que durante a estratégia cetogênica é necessário cuidar do seu INTESTINO. Uma das características da dieta cetogênica quando feita de forma errada é levar a disbiose intestinal devido ao consumo baixo de fibras solúveis. Portanto a recomendação é cuidar da disbiose intestinal.
Esta fazendo Dieta Cetogênica? Cuide do seu Intestino
Ana Paula Martins
Nutricionista
Sou formada há mais de 15 anos em nutrição, nunca me conformei apenas com números e calorias, sempre acreditei que houvesse mais a respeito do alimento e como ele se comporta em nosso organismo, sempre achei que o indivíduo deveria ser olhado como um todo, foi então que decidi me especializar e busquei na nutrição funcional, o caminho para encontrar minhas respostas. Me especializei em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. Sempre acreditei que a busca pelo conhecimento, poderia mudar a vida dos meus pacientes. E assim até hoje, busco me atualizar sempre, pois a nutrição é uma ciência em movimento.