Introdução Alimentar: Preciso oferecer por 3 dias seguidos, o mesmo alimento para verificar se meu filho tem alergia?

Introdução Alimentar: Preciso oferecer por 3 dias seguidos, o mesmo alimento para verificar se meu filho tem alergia?

Essa prática ainda é comum de ser vista por muitos pediatras e nutricionistas, mas as recomendações atuais não são bem assim.
O que vai determinar se há uma necessidade de digamos um teste alimentar é a individualidade da criança, ou seja, se ela apresenta algum sinal e sintoma de alergia.

Seu filho é alérgico a proteína do leite de vaca (APLV) ou tem algum outro tipo de alergia alimentar?

Se a resposta for NÃO – Então o bebê não precisa ter contato com o mesmo alimento por vários dias SEGUIDOS para verificar o risco de alergia. Ou seja um dia pode ser banana outro mamão outro pera e assim por diante….
.
Se a resposta for SIM – Então é necessária uma avaliação criteriosa, junto ao pediatra e nutricionista, a fim de estudar a melhor forma de introdução alimentar.

A variedade é importantíssima nessa fase, e ter contato com sabores, texturas e cores e essencial para o desenvolvimento do paladar da criança.

Lembre-se que o bebê já teve contato com os alimentos na gestação e amamentação (através do líquido amniótico e leite materno), porque agora devemos ter medo de oferecer esses alimentos para ele?