Bolo de Batata Doce

Esta cansado da batata doce de todo dia, que tal fazer este bolo. É delicioso, sem glúten e pode ser adicionado na sua dieta de diversas formas. Pré e pós treino, no lanche da tarde e ate mesmo no café da manhã

Ingredientes:
500g de purê de batata doce
3 ovos médio
80g de óleo de coco ou ghee amolecido
1 xícara de farinha de amêndoas
1/2 xícara de tapioca ou polvilho doce
1 1/2 xícara de açúcar do coco ou açúcar mascavo
200ml de leite de coco
100g de coco ralado ou resíduo que sobrou do leite de coco caseiro
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de chia
1 colher de sopa de biomassa de banana verde (opcional)

Modo de Preparo:
Faça previamente o purê de batata doce: cozinhe as batatas na pressão por 20 minutos (conte este tempo depois que a panela começa a fazer barulho). Descasque as batatas e amasse com um garfo. O purê tem que render 500g, para isso cozinhe em torno de 650g de batata doce com a casca.

No liquidificador bata as gemas, a manteiga, o açúcar e o leite de coco, até que fique uma mistura homogênea. Despeje essa misture em uma vasilha grande, acrescente a baunilha, o purê de batata, o coco ralado, a farinha de amêndoas, o polvilho ou tapioca,  a chia e a biomassa de banana verde, mexa com um fouet até a massa ficar bem homogênea  e encorpada. Bata as claras em neve e envolva delicadamente à massa. Por último acrescente o fermento em pó. Unte e esfarinhe uma forma, despeje a massa sobre ela e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

Ana Paula Martins

Nutricionista

Sou formada há mais de 15 anos em nutrição, nunca me conformei apenas com números e calorias, sempre acreditei que houvesse mais a respeito do alimento e como ele se comporta em nosso organismo, sempre achei que o indivíduo deveria ser olhado como um todo, foi então que decidi me especializar e busquei na nutrição funcional, o caminho para encontrar minhas respostas. Me especializei em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. Sempre acreditei que a busca pelo conhecimento, poderia mudar a vida dos meus pacientes. E assim até hoje, busco me atualizar sempre, pois a nutrição é uma ciência em movimento.