Suco Termogênico

A ingestão de produtos fitoterápicos e suplementos com alegação termogênica é muito frequente na atualidade, Muitas planas destacam-se por seu efeito termogênico, ou seja, aumentar a temperatura corporal e o metabolismo, garantindo assim um maior gasto energético.

A termogênese adaptativa é definida como uma complexa resposta capaz de aumentar a taxa do gasto energético em relação aos níveis basais normais quando o organismo homeotérmico é exposto ao frio. Entretanto, a exposição ao frio não é o único estímulo capaz de promover tal resposta termogênica, pois a ingestão de determinados alimentos também interfere nesse
processo. Diversos fatores estão envolvidos no controle homeotérmico, entre eles destacam-se  os neuronais, hormonais, imunológicos e o metabolismo energético.

Abaixo alguns sucos com alimentos com ação termogênica:

Suco verde termogênico
Ingredientes
1 unidade de pepino com casca
2 unidades de maçã pequenas com casca
2 folhas de chicória
4 folhas de couve
2 folhas de alface
1 ramo de salsa (ou salsinha)
gengibre ralado a gosto

Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga ou bata no liquidificador com um pouco de água.

Suco Vermelho Termogênico
Ingredientes:
200ml de chá de hibiscus com cravo e canela concentrado
100ml de água
1 pitada de pimenta caiena
1 kiwi
6 und de morango

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.

Ana Paula Martins

Nutricionista

Sou formada há mais de 15 anos em nutrição, nunca me conformei apenas com números e calorias, sempre acreditei que houvesse mais a respeito do alimento e como ele se comporta em nosso organismo, sempre achei que o indivíduo deveria ser olhado como um todo, foi então que decidi me especializar e busquei na nutrição funcional, o caminho para encontrar minhas respostas. Me especializei em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. Sempre acreditei que a busca pelo conhecimento, poderia mudar a vida dos meus pacientes. E assim até hoje, busco me atualizar sempre, pois a nutrição é uma ciência em movimento.