O que o Jejum Intermitente?

O que o Jejum Intermitente?

Podemos usar o jejum para uma infinidade de objetivos,desde a produção de corpos cetônicos para redução de gordura corporal mas também para ativar a expressão gênica de reduzir dores. O combustível energético durante o jejum são os corpos cetônicos provenientes das gorduras, espera-se que do nosso tecido adiposo de reserva. Mas até isso acontecer uma orquestra de genes e fatores transcricionais são ativados e outros silenciados. O Jejum intermitente é planejado e programado por um tempo determinado,12 horas, 14, 16…. 24 horas… Pode ser realizado 1, 2 ou 3 vezes por semana e, dentre os genes e fatores modulados destaco a expressão de fatores como a SIRT-1 e PGC1-alfa, ambos envolvidos na melhora da resposta antioxidante e anti-inflamatória. No Jejum intermitente de 18 horas, por exemplo, faz-se a última refeição às 18h00 e realiza-se a próxima refeição às 12h00, o almoço do dia seguinte. Basicamente não se faz ceia e café da manhã contendo macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), então tudo que contenha tais macronutrientes quebra o jejum. Café sem açúcar, chá, shots não quebram a produção de corpos cetônicos, mas quebram o jejum. Sucos, óleos, shakes contendo whey, BCAA, glutamina, creatina quebram jejum e a produção de corpos cetônico, ou seja, se alimento contém carboidrato, gordura ou proteína o jejum é quebrado, e a produção endógena de corpos cetônicos é quebrada.