Quer engravidar ? Cuide se suas mitôcondrias

O funcionamento adequado das mitocôndrias diz muito sobre sua saúde hormonal. Os hormônios esteroides são produzidos dentro dessa organela. A formação de ATP (energia) sempre foi muito relacionada ao funcionamento adequado das mitocôndrias, mas essa produção energética é fundamental também para formação hormonal.

A SAÚDE MITOCONDRIAL É IMPORTANTE PARA UMA PRODUÇÃO HORMONAL ADEQUADA.

E como funcionada a formação de energia em nossas células?

Quando a glicose entra em nossas células ela é convertida em piruvato, que é convertido em Acetil- COA. Para esse conversão energética ocorrer precisamos de um complexo de enzimas, chamado complexo piruvato desidrogenase. Quando este complexo funciona em sua mais perfeita ordem, temos uma excelente produção de energia, no entanto esse complexo enzimático é dependente de vitaminas, mais precisamente Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, ácido alfa lipoico e coenzima Q10.

Porém quando todo esse processo energético acontece, temos uma produção muito grande de espécies reativas de oxigênio que pode danificar nossas células, para que isso não aconteça, temos que ter uma gama de antioxidantes elevada em nossas mitocôndrias para sua proteção. Os antioxidantes essências para proteção mitocondrial são coenzima Q10, selênio, vitamina C e Vitamina E, ácido alfa lipoíco, N-Acetil cisteína e taurina.


Produção mitocondrial no espermatozoide e Oócito (células que dão origem ao óvulo)

A formação de energia no oócito e no espermatozoide é mitocondrial. O oócito é a célula no corpo da mulher com maior quantidade mitocondrial, existe em média 100.000 mitocondrias por oócito humano totalmente desenvolvido.

As mitocôndrias derivadas dos oócitos são as principais fontes de energia durante o desenvolvimento embrionário pré implantação, depois que ocorre a fecundação é justamente essas mitocôndrias que darão vida a esse oócito fecundado.

O envelhecimento ovariano compromete a qualidade das mitocôndrias

Uma mulher com envelhecimento ovariano tem uma quantidade menor de mitocôndrias e e um acúmulo de mutações no DNA mitocondrial, consequentemente ocorre uma redução da produção de energia neste ovário, prejudicando a divisão dos cromossomos aumentando assim as má formações fetais.

Ana Paula Martins

Nutricionista

Sou formada há mais de 15 anos em nutrição, nunca me conformei apenas com números e calorias, sempre acreditei que houvesse mais a respeito do alimento e como ele se comporta em nosso organismo, sempre achei que o indivíduo deveria ser olhado como um todo, foi então que decidi me especializar e busquei na nutrição funcional, o caminho para encontrar minhas respostas. Me especializei em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. Sempre acreditei que a busca pelo conhecimento, poderia mudar a vida dos meus pacientes. E assim até hoje, busco me atualizar sempre, pois a nutrição é uma ciência em movimento.