Salgado Maromba

Este é sucesso, quem nunca tentou fazer me casa? Tem seus segredinhos para ficar, vale muito a pena! E vocë pode fazer em várias versões.

Vamos a receita do salgado mais conhecido do mundo fit.

Composição básica da receita: 50g de Carboidrato + 100g a 120g de Proteína

Opções de carboidrato: batata doce, mandioquinha, inhame,, mandioca, abóbora, couve flor, brócolis, grão de bico, estes três últimos para uma versão bem low carb.]

Opções de Proteína: Peito de Frango, salmão, atum.

Outros ingredientes: Temperos à gosto (sal, pimenta, açafrão, ervas frescas, etc), Farinha funcional (farinha de linhaça, aveia, amaranto em flocos, quinua em flocos, farinha de coco), azeitona picadinha

Para empanar: Farinha de coco, flocos de milho triturado, Mix de castanhas triturado, semente de gergelim, farelo de aveia.

Recheio (opcional): Vegetais refogados, queijo minas padrão ou meia cura, tofu, Creme de ricota, etc.

Abaixo segue modo de preparo do salgado maromba clássico de frango.

Primeira coisa a se fazer o Frango.

Para o salgado ficar bem gosto, o principal é fazer um frango bem temperadinho e que fique bem suculento.

Cozinhar o peito de frango com vários temperinhos, cebola, cheiro verde, salsão, alho poró, alho, ervas frescas, sal, louro, e leve a pressão. Quando chiar, abaixe o fogo e deixar por uns 15 minutos. Desliga o fogo, e deixe a pressão sair naturalmente. Deixe o frango dentro do caldo até o preparo do salgado. Este caldo depois que você fizer o salgado, pode ser coado e servir p ara enriquecer sopas, risotos e arroz integral.

Parte 2: 

Enquanto você faz o frango cozinhe os legumes no vapor. Esta é uma dica importante tem que ser no vapor, quanto menos água no carboidrato escolhido melhor.

Parte 3: Agora é só misturar tudo.

Coloque os ingredientes no processador, 50g do carboidrato escolhido + 100g do frango. Bata bem, enquanto bate adicione 2 colheres de sopa do caldo do frango + 1 colher de sopa da farinha funcional. Desligue adicione ervas picadas e azeitna (opcional)

Modele um salgado redondo (ele fica grande!, se quiser divida a massa), mas lembre-se que a quantidade passada é a receita para uma porção. Recheie se desejar. Empane com farinha de coco ou outra opção.

Leve ao forno para dourar. Caso não vá comer na hora, congele antes de assar.

 

 

Ana Paula Martins

Nutricionista

Sou formada há mais de 15 anos em nutrição, nunca me conformei apenas com números e calorias, sempre acreditei que houvesse mais a respeito do alimento e como ele se comporta em nosso organismo, sempre achei que o indivíduo deveria ser olhado como um todo, foi então que decidi me especializar e busquei na nutrição funcional, o caminho para encontrar minhas respostas. Me especializei em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. Sempre acreditei que a busca pelo conhecimento, poderia mudar a vida dos meus pacientes. E assim até hoje, busco me atualizar sempre, pois a nutrição é uma ciência em movimento.