Salpicão de Frango Saudável

Para dias de festa, para dias de marmita e uma opção prática para ter na geladeira em dias de preguiça, o salpicão é sempre uma opção bem vinda. E uma boa oportunidade para mudar aquele frango do dia a dia. No projeto sobre planejamento alimentar (Conheça nosso projeto), ensinamos você a fazer de uma forma super simples o frango desfiado, aliás, preparação que destacamos como um dos curingas de sua geladeira. Portanto, fuja do básico e anote essa receita de salpicão de frango saudável

Ingredientes:
– 1 peito de frango inteiro com pele e osso
– 2 potes de iogurte natural
– 2 dentes de alho
– 3 talos de salsão
– 1 cenoura
– 1 cebola
– 4 cs de Pitada Indiana
– 1/3 de xícara (chá) de uva passa branca sem semente
– Suco de 1 limão
– 3 cs de azeite extra virgem
– 2 maçãs pequenas
– 1/2 cs de Sal Rosa do Himalaia

Modo de Preparo:
Em uma panela grande ou panela de pressão, coloque o peito de frango com osso e pele, acrescente um talo de salsão, metade da cenoura, a cebola cortada ao meio e os dentes de alho. Tempere com curry e 1/2 colher de sopa de Sal Rosa do Himalaia.
Se você for fazer na panela de pressão, acrescente água somente até cobrir o frango, tampe, leve ao fogo alto e quando começar a chiar, conte 15 minutos, desligue e espere a pressão sair para abrir a panela. Se for na panela normal, coloque mais água, tampe e leve ao fogo
alto. Deve demorar cerca de 45 minutos e fique de olho para a água não secar, se precisar, acrescente água quente aos poucos. É importante que sobre caldo no final para utilizarmos na receita.
Depois de pronto, transfira o frango para uma tigela e reserve o caldo. Elimine a pele e o osso do frango e desfie com a ajuda de dois garfos ou com a mão. Tente desfiar bem fininho, quanto mais fininho, mais saboroso ficará o Salpicão.
Neste momento, peneire o caldo do frango e separe um pouco para hidratar as uvas passas.
Em uma outra tigela, coloque o iogurte natural, o suco do limão, 3 colheres de sopa de azeite, curry á gosto, uma pitada de Sal Rosa do Himalaia e misture bem.
Corte as maçãs em cubos pequenos e acrescente ao molho que preparamos na etapa anterior. Corte os outros dois talos de salsão, rale a metade da cenoura que sobrou e pique finamente a salsinha.
Junte o molho, o salsão, a cenoura, as uvas passas e a salsinha ao frango desfiado e misture bem. Regue com o caldo do frango aos poucos até o salpicão obter uma consistência cremosa.
Prove e corrija os temperos, se necessário. Como já dissemos, é melhor que essa receita seja preparada no dia anterior, pois os sabores
ficam mais acentuados e equilibrados.

Ana Paula Martins

Nutricionista

Sou formada há mais de 15 anos em nutrição, nunca me conformei apenas com números e calorias, sempre acreditei que houvesse mais a respeito do alimento e como ele se comporta em nosso organismo, sempre achei que o indivíduo deveria ser olhado como um todo, foi então que decidi me especializar e busquei na nutrição funcional, o caminho para encontrar minhas respostas. Me especializei em nutrição clínica, fitoterapia e em nutrição esportiva, pelo Centro de Ensino Valéria Pascoal. Sempre acreditei que a busca pelo conhecimento, poderia mudar a vida dos meus pacientes. E assim até hoje, busco me atualizar sempre, pois a nutrição é uma ciência em movimento.